sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Look Violoncelo


A peça que representa a vestimenta dos músicos vem com corte inovador, hora vestido, hora fraque. O tecido maquinetado passa a idéia das linhas das partituras, mostrando apenas uma nuance do tecido preto do forro.
O movimento criado pelas dobraduras sanfonadas brincam com o jogo de cores.

Look Tuhu


As formas foram inspiradas no grande amor de Villa-Lobos: o violoncelo. Este instrumento teve destaque em diversas composições, como o Grande Concerto nº1 para Violoncelo, os Choros Bise e a Bachiana nº9. Esta última,com dezesseis minutos de duração, foi composta originalmente para oito violoncelos. Mas chegou a ser executada por uma orquestra de 108 violoncelos, em 1952, em Zurique, sob a regência de Pablo Casals, grande virtuose desse instrumento.

Look Tambores


O tecido tencionado sobre o círculo dá a idéia dos tambores, permitindo leitura gráfica nas listras. Misturadas aos pequenos bastidores, a delicadeza das flores em preto e branco.
O tambor, instrumento de percussão do tipo membranofone, consiste em uma membrana esticada sobre um tubo ou caixa de ressonância, que pode ser de vários formatos, como cilíndrico, cônico, esférico, entre outros.
Este instrumento, presente na obra "A Floresta do Amazonas", foi inspirada nos povos indígenas.

Look Harpa


As formas e curvas criadas no look através do moulage (técnica de costura utilizando o busto) remetem à Harpa. As pregas criam as linhas das cordas do instrumento, com toda a delicadeza das formas orgânicas aliadas aos pássaros coloridos que representam o artesanato brasileiro.

Fraque Uirapuru


A desconstrução do fraque dos musicistas forma camadas de tecido sobrepostas, como penas de uma ave. O fraque remete a um dos menores pássaros da Floresta Amazônica, cujo canto inspirou uma das mais famosas obras de Villa-Lobos, O Uirapuru.

Look Campana


O uso do bastidor (caixilho de madeira para bordar) transmite o efeito de campana, criando uma seqüência de formas circulares. O colorido da natureza é representado através das flores.
Campana é uma parte do instrumento de sopro em forma de vaso invertido, que permite grande variedade de timbres.

Villa-Lobos Moda e Música

No dia 5 de março é comemorado o aniversário de nascimento de um dos mais importantes compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos. Amante da música, ele viajou o Brasil, conhecendo diferentes aspectos de sua vasta cultura, que se refletem em suas obras, além da influência de Bach e outros artistas. Não é por acaso, portanto, a participação de Villa-Lobos no movimento modernista e sua grande representatividade nacional e internacional.

Inspiradas em sua obra, principalmente “Bachianas Brasileiras n° 5” e “A Floresta do Amazonas”, Penha Maia e Mariana Fernandes criaram, para seu trabalho de conclusão do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, os 10 looks aqui exibidos. Nas palavras das próprias alunas, “Expressões artísticas são, simultaneamente, individuais e inexoráveis. Essa antítese foi o ponto de partida para a realização deste trabalho, que tomou como eixos música e moda. Sob a ótica de ambas, materializamos as interfaces e exploramos as peculiaridades existentes, representando na indumentária uma elaboração baseada na obra do compositor Villa-Lobos e nos seus desdobramentos.”


O resultado, em todas as suas diferentes facetas, pode ser descoberto nesta mostra apoiada pela Livraria Cultura e pelo Belas Artes, que vem ao encontro das comemorações do aniversário de Villa-Lobos.