sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Villa-Lobos Moda e Música

No dia 5 de março é comemorado o aniversário de nascimento de um dos mais importantes compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos. Amante da música, ele viajou o Brasil, conhecendo diferentes aspectos de sua vasta cultura, que se refletem em suas obras, além da influência de Bach e outros artistas. Não é por acaso, portanto, a participação de Villa-Lobos no movimento modernista e sua grande representatividade nacional e internacional.

Inspiradas em sua obra, principalmente “Bachianas Brasileiras n° 5” e “A Floresta do Amazonas”, Penha Maia e Mariana Fernandes criaram, para seu trabalho de conclusão do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, os 10 looks aqui exibidos. Nas palavras das próprias alunas, “Expressões artísticas são, simultaneamente, individuais e inexoráveis. Essa antítese foi o ponto de partida para a realização deste trabalho, que tomou como eixos música e moda. Sob a ótica de ambas, materializamos as interfaces e exploramos as peculiaridades existentes, representando na indumentária uma elaboração baseada na obra do compositor Villa-Lobos e nos seus desdobramentos.”


O resultado, em todas as suas diferentes facetas, pode ser descoberto nesta mostra apoiada pela Livraria Cultura e pelo Belas Artes, que vem ao encontro das comemorações do aniversário de Villa-Lobos.

Nenhum comentário: